Sobrap®


SOBRAP®

Regional Juiz de Fora

Fundada em 1979

 HISTÓRIA DA SOBRAP



Em 1963, em Milão - Itália, no Congresso Internacional de Psicoterapia de Grupo, J.L. Moreno qualifica de “Triádico”, o Psicodrama praticado por R. Haas e J. Ennies (EEUU) e por Anne Ancelin Schützenberger (França).  A Tríade: Psicodrama, Psicoterapia de Grupo e Sociometria (ou Dinâmica de Grupo).
Em 1971, em Belo Horizonte - MG, Pierre Weil, à frente de um grupo de psicodramatistas e com a presença de Anne Ancelin Schützenberger, funda o Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama.
A SOBRAP entidade científico-cultural, sem finalidade lucrativa, é uma Sociedade Civil que congrega especialistas que trabalham no campo da Clínica, Educação e Organizações, aplicando técnicas de Grupo, visando intercâmbios e experiências entre as várias Escolas.  Tem por objetivo promover Cursos de Formação fundamentados na Psicanálise de S. Freud e/ou Dinâmica de Grupo de K. Lewin e/ou Psicodrama de J. L. Moreno.
            A SOBRAP REGIONAL JUIZ DE FORA, foi fundada em 01 de setembro de 1979 pelo psiquiatra Adilson Fonseca Barros e pela psicóloga Léa de Araújo Porto.  A Sociedade compõe-se verticalmente de seus Membros e Diretoria Regional e, horizontalmente, do Instituto de Ensino, Comissão Científica e de Divulgação e Centro de Atendimento.
A SOBRAP REGIONAL JUIZ DE FORA é considerada como Utilidade Pública, através da Lei Municipal nº 8.251, de 02.06.93.  É filiada à  International Association of Group Psychotherapy – IAGP e federada à Federação Brasileira de Psicodrama – FEBRAP.
            A SOBRAP REGIONAL JUIZ DE FORA conta com um quadro societário constituído por profissionais graduados em Psicologia,  Medicina, e outras graduações que se interessem por trabalhos em grupos, sendo classificados como:
. Didatas / Supervisores - profissionais responsáveis pelo Conteúdo Programático e pela realização dos Cursos de Formação, bem como pela Supervisão e Orientação dos alunos em Formação.
. Membros Titulares - profissionais que exercem atividades nas áreas de Dinâmica de Grupo e/ou Psicanálise e/ou Psicodrama, e que tenham recebido treinamento e formação nestas áreas.
. Membros Associados - os profissionais que estejam em processo de Formação na Sociedade.